- 09-11-2015
A prevenção e o combate ao câncer de próstata motivam a campanha “Novembro Azul”, realizada durante todo o mês e que tem como ponto alto o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
No Brasil, em 2015, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão 69 mil novos casos desse tipo de câncer, o mais comum em homens (exceto pelo de pele não-melanoma). A doença não tem uma causa estabelecida, segundo o oncologista do Grupo COI e pesquisador do Instituto COI de Gestão Educação e Pesquisa Dr. Diogo Rodrigues, mas está associada à exposição da testosterona, que estimula o crescimento das células benignas e malignas da próstata. Sem sintomas evidentes em sua forma inicial, pode ter 90% de cura se descoberto logo. “Por isso a avaliação precoce, que inclui o toque retal, é tão importante”, explica o médico.
Homens após os 50 anos precisam fazer exames para a detecção precoce do câncer de próstata, mas os que têm história familiar da doença, obesidade e sedentarismo, ou que são da raça negra, devem iniciar este cuidado aos 45 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Para Dr. Diogo, a grande contribuição da campanha é ajudar a educar os homens sobre a importância de serem acompanhados regularmente por um médico, e de cuidar da saúde.