- 12-11-2015
A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) comemora hoje, 12 de novembro, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A nona edição da campanha “Coração na Batida Certa”, que marca a data, conta com o apadrinhamento do maestro João Carlos Martins e atividades públicas nas cinco regiões brasileiras, entre elas palestras, demonstrações de ressuscitação cardiopulmonar e explicações sobre como identificar a frequência cardíaca desregulada.
Segundo o diretor científico da Sobrac, Dr. Eduardo Saad, um dos objetivos da campanha é orientar a população de forma preventiva sobre os fatores de riscos que envolvem essas arritmias, além de mobilizar ações para captação de dados estatísticos sobre o tema que ajudem a subsidiar órgãos e reduzir o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país. O Ministério da Saúde aponta 300 mil casos de morte súbita decorrentes de algum tipo de arritmia cardíaca no Brasil, o que representa quase 1.000 óbitos por dia, 45 por hora, e dois por minuto, todos os anos.
A campanha busca ainda recursos para a aquisição, doação e instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática (DEA) em locais públicos, aeroportos, academias, clubes, praças esportivas e estádios de futebol e shoppings, através dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades brasileiras.