- 26-11-2015
O câncer é segunda doença que mais mata no Brasil: o de próstata é o mais recorrente nos homens e o de mama, nas mulheres. Com a finalidade de mobilizar a população para aspectos educativos e sociais no controle do problema, o Ministério da Saúde instituiu o 27 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer.
Segundo a oncologista clínica Dra. Clarissa Baldotto, diretora médica do Grupo COI- RJ, campanhas de conscientização são importantes porque o país ainda tem alta proporção de pacientes que diagnosticam a doença já em estágios avançados. “Medidas preventivas, como exames de rastreamento e mudanças em hábitos de vida, podem ajudar a melhorar a estatística da Organização Mundial de Saúde de que 30% das mortes por câncer poderiam ser evitadas”, avalia.
Atividades estão programadas para celebrar a data, entre elas consultas gratuitas disponibilizadas pelas prefeituras em todo o país. No ano passado, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aproveitou para divulgar o “Atlas de Mortalidade de Câncer no Brasil”, que auxilia profissionais a determinar prioridades de prevenção e controle e identificar fatores de risco da doença.