Micose no verão: como se proteger

#bem-estar - 07-12-2015

Facilitadas pelo calor e pela umidade, as infecções causadas por fungos, conhecidas popularmente como micoses, têm diversas subclassificações, sendo algumas de ocorrência típica no verão. A permanência prolongada em praias e piscinas e a maior exposição ao ar livre, além dos fatores de pré-disposição individual, como estresse, tabagismo, e as doenças crônicas que afetam a imunidade também aumentam a ocorrência deste tipo de micose.

Segundo a responsável pelo Serviço de Dermatologia na Clínica Chantre e no Centro Médico Américas, Dra. Soraya Chantre, hábitos simples podem evitar sintomas desagradáveis. Para infecções como a pitiríase versicolor ou “pano branco”, por exemplo, a utilização de roupas de tecidos não sintéticos, o uso de filtros solares menos oleosos e o abrigo do sol evitam a retenção excessiva de suor e são eficientes como prevenção.

“Quando a infecção já está instalada, a avaliação dermatológica é fundamental e inclui exames complementares, como o exame micológico direto e a cultura, que quantificam e identificam o tipo de fungo, a fim de eleger o tratamento mais adequado”, explica a médica. Além disso, algumas medidas visam minimizar o tempo total de duração do tratamento, entre elas a associação entre medicamentos e lasers, como o Nd-YAG, no tratamento das onicomicoses (micoses de unhas).

 

foto nota dermato 26nov2015

Sucesso

Seu contato foi enviado com sucesso!