Como proteger a saúde das crianças em dias mais frios?

#bem-estar - 13-09-2016

Os dias frios podem afetar ainda mais as crianças. Por isso, os pais precisam ter atenção redobrada quando a temperatura está muito baixa

“O ar seco observado nesta época do ano favorece que partículas, como vírus e bactérias, permaneçam mais tempo em suspensão. Como no frio as pessoas tendem a se aglomerar, tais fatores facilitam a transmissão de vírus, principalmente se o sistema imunológico estiver mais frágil, como nas crianças, em especial as menores de 2 anos”, explica a Dra. Maria da Gloria, diretora da Pediatria do Americas Medical City.

Geralmente, dentre os maiores problemas, destacam-se gripes, resfriados e ressecamento de pele. Veja algumas dicas a seguir que podem ajudar a proteger a saúde das crianças em dias frios:

Ressecamento de pele

O contato direto da pele da criança com o ar gelado e seco pode provocar ressecamento, por isso, recomenda-se não exagerar na temperatura da água durante o banho, que deve ser diário. “É importante usar sabonete neutro e utilizar creme hidratante específico para crianças após o banho”, destaca a especialista.

Uma recomendação importante é vestir as crianças com roupas adequadas a temperatura do dia, evitando os excessos que podem provocar irritações na pele.

Problemas respiratórios

“Devemos lembrar que crianças são mais propensas a problemas respiratórios, devido ao desenvolvimento parcial do sistema imunológico e sua capacidade respiratória”, destaca a pediatra Maria da Gloria. Segundo ela, algumas medidas importantes para proteger a saúde das crianças consistem em manter o calendário vacinal em dia, o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, a higienização correta das mãos e aumentar o consumo de líquidos.

Erros que podem ser evitados

De acordo com a Dra. Maria da Gloria, estes são alguns erros que devem ser evitados:

– Expor as crianças a lugares fechados e aglomerados, principalmente os menores de 2 anos;
– Manter a criança na creche ou escola enquanto ela está resfriada ou com gripe;
– Medicar a criança em casa sem orientação do pediatra;
– Não respeitar o calendário vacinal e a periodicidade das consultas com o pediatra assistente.

Portanto, os itens listados acima devem ser evitados, sempre tendo um acompanhamento médico especializado, como o oferecido no Americas Medical City.

Seguindo essas recomendações e estando sempre alerta, as crianças poderão passar ilesas neste período de frio!

Sucesso

Seu contato foi enviado com sucesso!