Centro de Medicina Desportiva é inaugurado no Americas

#institucional - 05-08-2016

Um Centro de Medicina Desportiva foi inaugurado no Americas Medical City, no último dia 6 de junho, voltado para atletas profissionais, esportistas amadores e pessoas que queiram iniciar uma prática regular de atividade física com orientação adequada.

O modelo é único no Rio de Janeiro, contando com uma equipe altamente especializada em esportes de rendimento, com integração direta aos hospitais Samaritano e Vitória, ambos do Americas Medical City.

O centro desportivo, situado na área interna do complexo, possui 200 m², seis salas de atendimento e exames e direcionamento técnico de ortopedistas, cardiologistas e nutrólogos. A coordenação da área de traumatologia do Centro de Medicina Desportiva é responsabilidade do ortopedista José Luiz Runco, que atuou na Seleção Brasileira de Futebol por 16 anos e por mais de 30 no Clube de Regatas do Flamengo. “A medicina esportiva é um setor da medicina que trabalha principalmente com a profilaxia de lesões e prepara as pessoas para exercer atividade físicas com maior segurança”, explicou ele.

A alta tecnologia possui destaque, assim como a equipe especializada. “Basicamente, temos um trabalho voltado para a performace do paciente. Um diferencial é o BIODEX, aparelho que permite avaliar, em torno de 20 minutos, como estão os grupos musculares dos membros superiores e inferiores para exercer atividade física com maior segurança. Junto com outras tecnologias, tais mecanismos avaliam se o paciente apresenta-se com desequilíbrio muscular, e qual, especificamente, para que ela possa fazer os trabalhos voltados às alterações necessárias, podendo prevenir, ajudar na reabilitação pré e após cirurgia” detalhou Runco.

De acordo com o ortopedista, qualquer pessoa poderá passar pelas avaliações, porém, as que gostam de atividades físicas são o público principal, ou então aquelas que estão iniciando ou que se encontram em processo de reabilitação. “Sendo assim, especificamente, não é preciso ter lesão para fazer a avaliação, é possível fazer até para saber como a pessoa poderá aproveitar ou distribuir a carga necessária de exercício”, contou.

Para coordenar à área de cardiologia, foi designado o médico Fernando Bassan, que já realizou atendimento a atletas de times de futebol e lutadores de MMA, além de ter feito trabalho assistencial nas duas unidades do Hospital Samaritano.

O Centro de Medicina Desportiva localiza-se no Americas Medical City, na Av. Jorge Cury, 500 – Bloco A – salas 224, 246, 247 e 248, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com atendimento a clientes particulares e alguns convênios de saúde.

Telefones para contato:

Traumatologia do esporte – (21) 3444-5848 e (21) 3444-5847

Cardiologia – (21) 3186-2713 e (21) 3281-2823.

Sucesso

Seu contato foi enviado com sucesso!